Roma: O que fazer na capital italiana

fevereiro 2022
Featured image for “Roma: O que fazer na capital italiana”

A adorada Roma, capital da Itália, se destaca por seus monumentos históricos, grandes catedrais e locais que transpiram arte clássica. Cada pedra no chão, praça à céu aberto ou monumento levantado parece contar um pouco da história dessa cidade tão marcante desde os séculos passados.

A “Cidade Eterna”, como é apelidada, foi palco de vários acontecimentos importantes ao longo do tempo. Muito presente nos livros de história, hoje em dia pode ser considerada uma das principais cidades turísticas da Europa e do mundo, principalmente por praticamente oferecer uma viagem no tempo a todos que a visitam. Essas e outras podem explicar um pouco o apelido da cidade.

O que fazer em Roma

Os monumentos grandiosos e a arquitetura impecável são os pontos mais altos do turismo em Roma. No entanto, mesmo nesses locais, é possível ter contato com outras faces da cidade, como a gastronomia, representada pelos inúmeros restaurantes ao redor das atrações, praças e fontes. A arte caminha junto dos turistas em muitos pontos da cidade, com grandes obras de Michelangelo e Caravaggio.

Conheça alguns dos principais pontos turísticos que você não pode deixar de visitar quando visitar Roma.

O trio imperdível e o Vaticano

Até mesmo quem nunca visitou Roma conhece bem alguns dos seus pontos turísticos, famosos há décadas no mundo todo.

O trio imperdível é composto pelo Coliseu, principal atração da cidade, Palatino e Fórum Romano, que podem ser visitados de uma vez só, já que utilizam o mesmo ingresso. Todos representam marcos na história da Itália, e atraem milhares de turistas em todas as épocas do ano.

No Vaticano, a Basílica de São Pedro e seus museus são os principais locais de visitação, principalmente pelo significado religioso.

Pantheon

Quando se fala em monumentos grandiosos de Roma, com certeza o Pantheon deve ser citado. Erguido há mais de 2 mil anos, o Pantheon tem uma planta circular, recheada por uma arquitetura fascinante, que pode render muitas fotografias belíssimas. Tudo lá dentro é feito em grandes dimensões e medidas maiores que o de costume.

Fontana di Trevi

A gigantesca Fontana di Trevi também é um dos principais pontos turísticos de Roma, conhecida pelo famoso costume de jogar uma moeda enquanto estiver de costas para a água da fonte, que garante seu retorno à cidade.

A obra é adornada de uma arquitetura grandiosa e detalhista, atraindo multidões durante o dia todo. Com 26 metros de altura e 20 de largura, a Fontana di Trevi é a maior fonte de Roma, além de já ter sido palco de diversas cenas de filmes e séries.

Piazza Navona

Também conhecida como o Paraíso das Fontes, a Piazza Navona é uma das praças mais bonitas de Roma, apresentando grandes esculturas barrocas. Antigamente, esse local era o Estádio de Domiciano, onde os romanos assistiam aos tradicionais jogos atléticos gregos.

A praça conta com três grandes fontes que tornam o lugar incrivelmente atrativo aos turistas: a Fontana del Quattro Fiumim, Fontana del Moro e Fontana del Nettuno.

O local possui um clima muito agradável durante todo o dia, cheio de artistas de rua e restaurantes abertos, criando um ambiente muito harmônico e satisfatório para todos os visitantes.

Piazza del Campidoglio

A principal curiosidade sobre a Piazza del Campidoglio (ou Praça do Capitólio), que atrai muitos turistas, é o fato de que ela teve projeções feitas por Michelangelo, famoso artista italiano. Diferente dos demais pontos turísticos, o local tem um significado histórico maior do que propriamente sua arquitetura e beleza. Mesmo assim, não fica para trás nesse quesito.

Atualmente, a Praça é sede do Comune de Roma, órgão parecido com uma Prefeitura no Brasil. Desde o Império Romano, o local sempre teve relação com o poder público e com celebrações religiosas.

Trastevere

Trastevere é um típico bairro do centro de Roma. Durante o dia, é um local bem calmo, propício para passeios turísticos que visam apreciar as ruas, o clima e a arquitetura até mesmo das casas e prédios da cidade. Com um ar mais urbano que as demais atrações indicadas, o Trastevere também é recheado pelo em comércio local, sendo ótimo para compras e fotografias.

À noite, os restaurantes e pubs iluminam as ruas do bairro, que se torna mais movimentado que durante o dia, principalmente porque as lojas também ficam abertas até de madrugada.

Melhor época para visitar

Na hora de organizar uma viagem a alguns países e cidades turísticas, é muito importante levar em consideração o período e a estação do ano. Em Roma, especificamente, a época do ano modifica a beleza da cidade: de maio a julho a cidade está repleta de flores coloridas pela primavera, enquanto entre setembro e novembro as folhas estão mais secas e alaranjadas, levando uma cor diferente à atmosfera da cidade.

Para as pessoas que preferem viajar no verão, o ideal é visitar Roma entre Julho e Agosto. O clima é bastante quente, surpreendendo alguns turistas, mas os grandes monumentos e eventos ao ar livre colaboram para que os visitantes aproveitem essa época do ano. Além disso, no verão os dias em Roma duram mais, possibilitando passeios mais longos antes do anoitecer.

Para os amantes do frio, visitar Roma entre dezembro e janeiro pode ser a melhor opção. Exceto na semana da virada, é uma época fora de temporada, o que torna os preços mais baixos e a maioria das atrações mais vazias.

Com tantas atrações carregadas de muita história e arte, Roma representa um dos grandes centros turísticos da Europa em qualquer época do ano.

Venice Turismo

Somos uma agência de viagens que atua no mercado há mais de 34 anos e estamos em busca sempre de proporcionar a melhor experiência para você. Entre em contato conosco e venha planejar sua próxima viagem. Fique por dentro das novidades e nos acompanhe no Instagram e no blog.


Compartilhar: